sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MUSCULATURA CORE

por Anna Luisa

Bom dia meninas, vocês já ouviram falar na musculatura Core?
 Primeiramente vamos ao significado dessa palavra: núcleo centro do corpo, a musculatura Core envolvem  a musculatura do dorso, abômen, lombar, paravertebrais e a musculatura pélvica. 
Em outras palavras, o Core é o centro de gravidade do nosso corpo. Muitas vezes as dores lombares, ou dores nas pernas são ocasionadas por uma fraqueza da musculatura do Core . Quando esta musculatura não está forte o suficiente para sustentar o nosso corpo de maneira adequada os demais músculos precisam compensar a fraqueza do core e acabam sendo sobrecarregados, ocasionando dores em diversas regiões do corpo.
Todas as pessoas devem fortalecer essa musculatura, pois dela depende a nossa sustentação, pesquisas mostraram que as dores na lombar e em outras aréas das costas melhoraram com a adoção de exercício para esta região.
Pesquisas realizadas na Austrália mostraram que pacientes com dor lombar, embora tenham sido tratados por várias terapias, possuem algo em comum: os músculos multífidos e transverso do abdome estão fracos. Eles também tem excesso de atividade dos músculos globais, como eretor da espinha e abdominais superficiais.
(Comerford MJ, Mottram SL. Movement and stability dysfunction – contemporary developments. Man Ther. - 2001)

Além dos exercícios habituais de perna braço, devemos também fortaceler  a musculatura lombar e abdominal, não se esqueçam disso, muitos existe uma grande gama de exercício para o trabalho ada musculatura Core
 
 imagem:  blog gabriel bau

Nenhum comentário:

Postar um comentário