terça-feira, 4 de outubro de 2011

Alimentar se antes do exercício?


Por que é importante se alimentar antes de praticar exercícios físicos?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, principalmente as que buscam emagrecimento, alimentar-se antes do exercício é importante e necessário sim.
Nosso corpo funciona como uma máquina, um carro vamos assim denominar, para que funcione ele necessita de um combustível.  Para que as diversas funções do nosso corpo sejam realizadas necessitamos de substratos, em uma situação de exercício, por exemplo, a obtenção de energia é advinda da glicose e que em uma fase de quebra nos fornece o ATP nosso combustível, a energia que utilizamos durante os exercícios.
A glicose que nos fornece o ATP para nossa malhação diária, vem da nossa alimentação, se não nos alimentarmos antes de ir para academia, nosso organismo irá precisar de glicose do mesmo jeito e como vamos fornecer essa glicose e obter energia sem nadinha no estômago?
Outro substrato muito importante envolvido no exercício é a proteína que atua no aumento da massa muscular, em jejum temos degradação de proteínas, o que desfavorece o aumento e o fortalecimento da massa magra (músculos). A proteína é encontrada em leite e derivados e carnes entre outros.
Se houver um estoque de proteínas, elas serão sempre ressintetizadas.
O que pode acontecer se não houver substratos disponíveis durante o exercício?  
·        Você poderá entra num estado de hipoglicemia (pouca glicose no sangue), sentir tontura, queda de pressão e vertigem já que glicose atua em outras funções do nosso organismo.
·        Poderá ter fraqueza muscular, pois em estados muito severos de jejum nosso corpo pode utilizar a glicose armazenada nos músculos.
·        Em jejum a quantidade de insulina secretada é baixíssima por isso, para aqueles diabéticos do tipo que produzem pouca insulina, é necessário se alimentar, já que a insulina aumenta sua secreção quando estamos alimentados, a baixa da insulina representa baixa captação de glicose. 
·        Diminuição da leptina , hormônio que aumenta a lipólise ( quebra da gordura) e a sensação de saciedade.
·        Catabolismo muscular (diminuição de massa muscular)
·        Aumento da degradação de proteínas.

DICA:
Quem busca emagrecimento, deve permanecer entre 40 minutos e 1 hora sem comer, após a realização do exercício físico, pois gastamos energia no período pós- exercício para que nosso corpo volte á um estado de equilíbrio metabólico, já que o metabolismo é alterado no exercício.
Por isso se permanecermos por até uma hora em jejum depois de malhar, a energia despendida para que o corpo volte a seu estado de equilíbrio não será utilizada para quebrar alimentos, permitindo que se queimem mais calorias.
A alimentação pré-exercício deve ser leve contendo quantidades moderadas de carboidratos, ser rica em proteínas e feita até 30 minutos antes da realização do exercício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário